Quantas vezes você iniciou um hábito ruim e nem se deu conta disso? Ou até mesmo não conseguiu dar sequência num hábito que gostaria de colocar na rotina? Não é muito difícil identificar as coisas em nossas vidas que nos impulsionarão para a frente e as coisas que nos impedirão.

Então, como escolhemos bons hábitos que nos preparam para o sucesso? É tão importante manter esses pequenos e bons hábitos no dia a dia? As metas maiores não são mais importantes?

Veja as 8 dicas que você deve ter em mente ao tentar criar bons hábitos e viver de acordo com seu maior potencial:

1) Não há uma maneira certa de fazer as coisas.

A vida não tem um manual de instruções. Não há uma maneira completamente certa ou errada de atingir seus objetivos. Todos nós temos que fazer o que é melhor para nós. Talvez uma pessoa estude melhor logo de manhã, fazendo uma pausa a cada meia hora. Talvez outra pessoa estude à noite sem pausas. Somos todos indivíduos e, portanto, nossos hábitos devem ser adaptados às nossas necessidades individuais. Reflita sobre o que funciona melhor para você.

2) Leve a tomada de decisão a sério.

Quando você resolver criar um novo hábito, leve isso a sério, não pule este hábito hoje por simples preguiça ou porque você acha que só hoje você pode “furar” já que você leu o livro por 3 dias seguidos. Empenhe-se!

3) Escolha pequenos hábitos – eles são os mais poderosos.

Um hábito poderoso é pequeno – fácil de iniciar e manter se esforce para ser apenas 1% melhor a cada dia. Não parece fazer a diferença, mas quando essas mudanças de 1% se somam, é quando realmente vemos o impacto. Se lermos apenas uma página de um livro todas as noites, eventualmente leremos o livro inteiro. Um novo hábito deve ser pequeno o suficiente para que possamos completá-lo 98% do tempo, independentemente das condições. Se não puder fazer isso, provavelmente o hábito é muito complexo.

4) Não desanime ao atingir um platô.

É fácil sentir que não estamos chegando a lugar nenhum, somos pessoas imediatistas e queremos que nossas idas a academia seja algo imediato, consideramos uma espera de 1mês, após isso desistimos, já que não vemos nossa barriga tanquinho, porque continuar, não é?
Talvez não sintamos que estamos progredindo no primeiro dia, semana ou mês. No entanto, nosso esforço não está sendo desperdiçado; o trabalho está apenas aumentando. Não há truque para resultados imediatos, mas a longo prazo sentiremos os frutos de nosso trabalho: aumento de resistência, memória muscular e força.

5) Escolha hábitos que ajudarão a alinhar sua identidade com a pessoa que você deseja se tornar.

Isso geralmente é mais poderoso que o próprio hábito. Devemos nos perguntar se as ações que estamos tomando estão alinhadas com nossos valores. Por exemplo, se criamos o hábito de escrever tudo em nosso planner (datas importantes, tarefas, lembretes), iremos desenvolver uma visão de nós mesmos como pessoa organizada. Essa visão se espalhará para outras áreas de nossas vidas, como pessoas organizadas, nos esforçaremos para ser confiáveis, independentes, oportunas etc. Esse único hábito de manter um planner influenciará outros hábitos em nossas vidas.

6) Todos nós escorregamos às vezes.

Ninguém é perfeito e não podemos estar no topo de tudo todos os dias. E tudo bem! Apenas tente voltar à sua rotina da próxima vez. Se você se alimenta de uma forma saudável e em um fim de semana deu uma escorregada, ok! Volte a ter o foco na refeição seguinte, não deixe que uma escorregada te desmotive.

7) Não espere até você se sentir motivado para começar um novo hábito.

Um hábito é algo que fazemos repetidamente por longos períodos de tempo. A motivação é algo que vem e vai dependendo do nosso humor. Não podemos deixar que algo que precisamos fazer sempre se baseie em algo inconsistente. Isso nos leva a voltar a escolher um hábito pequeno o suficiente para que não exija muita motivação para concluí-lo.

8) Reduza a dificuldade entre um hábito e uma ação.

Queremos tornar o comportamento o mais fácil possível. Normalmente, a maneira mais fácil de fazer isso é alterando o design do ambiente. Se quisermos tentar ler todas as noites antes de dormir, talvez possamos colocar o livro em nossa mesa de cabeceira para que esteja pronto para ser lido naquela noite. Podemos aumentar a dificuldade de maneira negativa para hábitos negativos: talvez desejemos parar de dar colocar o soneca em nosso alarme pela manhã, para colocarmos o telefone do outro lado do quarto e não ao lado da cama. Faça bons hábitos fáceis e maus hábitos difíceis!

Todos nós enfrentamos escolhas todos os dias, temos que desenvolver hábitos pequenos e eficazes que estão constantemente nos guiando para nossos objetivos maiores.

Criamos um arquivo gratuito que o ajudará a traçar o caminho para a construção de bons hábitos e reduzir os hábitos ruins. Baixe de graça aqui!

Este post tem 2 comentários

  1. LYS

    ARQUIVO NÃO BAIXA….

    1. amanda

      Oi Lys,
      Obrigada por avisar. Já corrigimos o arquivo. Está funcionando agora. 😀

Deixe um comentário